domingo, 27 de novembro de 2016

Moda no século XIX E XX


No século XIX,a moda incluiu mais itens no vestuário, como também perdeu outros. O público feminino adquiriu novas peças de roupas, em compensação, deixaram de fazer parte os espartilhos, as grades dos vestidos e incorporam as mangas bufantes. A silhueta da mulher, nas roupas foi afunilando. As roupas se tornaram românticas e práticas.Destaque na indumentária das moças eram aquelas grandes armações usadas por baixo da saia: a crinolina. A moda, que iniciou em 1857, com a crina de cavalo e, em 1864, se transformou em tendência nas várias partes do mundo, principalmente nas colônias europeias.Eram feitas a partir de grandes armações de ferro, que contornavam a cintura feminina, proporcionando as saias redondas.


No século XX,foi um tempo de luxo, de sofisticação, onde todos demonstrava uma imensa alegria de viver.Os papeis do Homem e da Mulher alteraram-se assim como as suas funções no dia a dia, devido à constante ausência da figura masculina, que se encontrava no campo de batalha, a mulher teve que assumir assim um papel mais activo na sociedade e ocupar-se dos sectores que anteriormente era maioritariamente dos homens, assim como a área da saúde, dos transportes, da agricultura, da industria, etc. 


Podemos concluir esta época de algumas mudanças dizendo que os interesses gerais da moda foram alterados, começando a surgir um estilo mais andrógeno, isto é,  uma mistura de características femininas e masculinas em uma única peça, o que reflecte as mudanças no papel da mulher na sociedade, nos seus hábitos e na sua consequente emancipação.

No que toca à moda masculina, esta permaneceu a mesma neste momento, centrada em aspectos mais simples e práticos que caracterizam as roupas típicas do homem, onde a uniformidade é notória, sendo que todos vestiam calça comprida, um casaco parecido com um blazer, colete e gravata, completando assim o ar profissional, simples mas pratico de todos os homens da época.

Os tons predominantes nas roupas da época continuavam a ser maioritariamente escuros, com especial preferência pelo preto, no entanto verificou-se uma mudança acentuada no que se refere às formas das peças de vestuário em si. 

Foi também nesta época que um grande nome da moda Gabrielle Coco Channel se começou a evidenciar através nomeadamente das suas inovações no campo do vestuário. Em 1916 a estilista apresentou ao mundo os tailleurs de jérsei, consagrando-se nesta área e centrando-se a partir de agora unicamente em aperfeiçoar e dar à roupa um estilo próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário