segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Moda no ano 70

A moda, no entanto, havia se diversificado muito. Uma série de opções de estilos foram se tornando referências de moda, porém, sempre prevalecendo o aspecto de jovialidade com características de praticidade e conforto.As roupas esportivas estiveram também muito em voga no decorrer da década, principalmente na segunda metade. O training, para praticar o cooper (tipo de corrida) era o que havia de novidade como conjunto de calça comprida e agasalho em malha ou moleton.Contudo, o que foi muito usado mesmo foram as calças compridas jeans que variavam desde bocas-de-sino no início do decênio, passando por cortes mais tradicionais e chegando no final da mesma década ao corte baggy e ao semi-baggy.

A crise de petróleo influenciou muito,pois trouxe vários danos.Então, criou-se na França um comitê de estilo para direcionar as propostas de moda onde todos trabalhariam com referências semelhantes em suas coleções têxteis, estabelecidas pelos seus membros, para que houvesse um caminho mais certo e seguro a ser seguido. Foi assim criada em meados dos anos 70 uma feira de moda têxtil a ser exibida em Paris com o nome de Première Vision (Primeira Visão), na qual os industriais têxteis exporiam seus lançamentos. Ainda hoje, a Première Vision é a principal feira de lançamentos de moda do mundo, acontecendo duas vezes no ano, nos meses de março e outubro para os lançamentos das propostas de primavera-verão e outono-inverno respectivamente.

O movimento negro, muito atuante nos anos 70, especialmente nos Estados Unidos se fez presente em ideologia como, por exemplo, a onda "Black is Beautiful", privilegiando as raízes afros, a cultura caribenha e também o ritmo "soul".
Porém, também em meados desses mesmos anos 70, surgiu em Londres, por volta de 74/75 um movimento de jovens estudantes desempregados com o lema "No Future" (Nenhum Futuro) no qual queriam agredir e denunciar a sociedade da época através do seu visual totalmente inusitado e transgressor. Foram os "punks". O look adotado por eles foi o das roupas rasgadas, jaquetas de couro preto, botas surradas e muito detalhe de material metálico como rebites, tachas e correntes, além dos excessivos brincos e alfinetes que rasgavam-lhes a carne. Costumavam se reunir no final da Kings Road onde Vivienne Westwood e o seu então marido Malcon McLaren (líder do grupo "Sex Pistols") tinham uma butique chamada "Sex", na qual vendiam roupas de couro, borracha etc., numa nítida tendência sado-masoquista. 
Como vimos, a moda dos anos 70 foi muito variada, havendo diversas opções de estilo. As saias variavam da longa à curta; os cabelos dos penteados aos intencionalmente despenteados; os jeans se manifestaram através de grandes variações de formas e a ordem geral foi a jovialidade na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário